Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Sobre Jetman...



Como comecei a acompanhar

Depois da minha primeira série de sentai assistida, veio a dúvida: " E agora? Qual sentai vou assistir para ocupar esse espaço que ficou vazio na minha noite?". Raphael, que conhece bem o que gosto, disse que provavelmente eu iria gostar de Jetman porque tinha uma temática mais adulta e o mais importante, as lutas de robôs eram bem pequenas. Para ser mais precisa, um comentário dele fez com que eu tomasse a decisão de adotar Jetman como a próxima queridinha da noite. O que ele disse foi: "Parece que só tem luta de robô no quinto episódio...". Pronto, decisão tomada!

Um pouco sobre a série

Choujin Sentai Jetman (ou Jettoman para os japoneses) foi a 15ª série de sentai exibida no Japão no ano de 1991. Ryu Tendou (Red Hawk), Gai Yuuki (Black Condor), Kaori Rokumeikan (White Swan)  ,Raita Ooishi (Yellow Owl) e Ako Hayasaka (Blue Swallow). Eles são os "homens-pássaros" que respondem à comandante Aya Odagiri. São uma espécie de esquadrão de elite das forças armadas japonesas e tem como objetivo derrotar os Vyram para manter a paz na Terra. Com exceção do Ryu que já era militar, todos os outros integrantes foram escolhidos acidentalmente entre civis para receber a energia birdonic  (#capitãoaméricafeelings).
Como sempre, existem forças alienígenas, dessa vez os Vyram, que querem destruir a raça humana (em um momento da série um dos vilões menciona ter nojo de humanos), creio eu que para ocupar o planeta Terra com coisas de seu maior interesse. Dou um destaque muito grande para os vilões dessa série, eles são bem legais (no sentido de que eles fazem bem o seu papel de vilão) , cada um com sua personalidade, e o mais interessante é que existe uma disputa entre eles, quem derrotar os Jetman, torna-se o Imperador Vyram. Daí vocês podem imaginar o que cada um não vai fazer para tomar o poder né?!  A elite Vyram é composta por quatro vilões: Tran (depois fica conhecido como Tranza), Maria, Grey e Radiguet.

Falando sobre as características dos heróis



Ryu: Líder dos Jetman, ele é a descrição da perfeição de como um líder deve ser, ele tem uma alma de sentai vermelho. Acima de tudo (pelo menos na maior parte do tempo) ele é um guerreiro, sacrifica-se pelo bem da humanidade. Sempre comparecendo aos treinos, aperfeiçoando suas técnicas, trabalhando nos robôs e claro, tomando o seu bom e velho leite quente. Em relação ao coração, por maiores que sejam as tentativas de Kaori (ele é uma bichooooooooona!!!) ele não esquece da sua amada Rie, sequestrada pelos Vyram.



Gai: Lindo demais!!! Pegaria geral!!! (desculpa Raphael! ) Tem o contra ponto de que ele é muito galinha, mas ele tem uma moto lindona, um cabelo cheio de gel super charmoso, um sorriso de derreter qualquer mulher, além de tocar saxofone divinamente. "Ai, ai, ai Yuukito..."(#sakurafeelings).  Três, dois, um... Voltando ao que interessa, ele é o oposto de Ryu, é o que mais resiste a aceitar que é um Jetman, vive na piscina ou no bar e é perdidamente apaixonado por Kaori, que amava Ryu, que amava Rie e a Maria não amava ninguém!hauhauhauha... Brincadeiras a parte, ele é de longe o meu personagem favorito da série, luta muito bem, e lidera a equipe quando Ryu não pode fazer isso. Uma das lutas mais marcantes da série, é feita com ele e o seu antagonista, Grey.


Kaori: A personagem com o "bajingo" mais doce que vi na vida!!! Os três membros masculinos da equipe tem em algum momento da série um envolvimento amoroso com ela. Apesar de ser muito rica, ela é bastante simples e meiga, e ser parte dos Jetman deu um novo sentido à sua vida. Fiquei com muito medo dela no episódio 36, onde ela come uma vaca, literalmente... mas já superei! (:




Raita:  Fugindo dos padrões, ele é um ranger gordinho! Sempre prestativo mas sem muito destaque na série. Ele é agricultor e carrega desde criança no seu subconsciente o medo de tomates.






Ako:  Depois de Jetman, cup noodles ganhou um outro nome para mim, "Ako-Chan" (quando vocês assistirem ao episódio 10, me entenderão...). Ako é a personagem mais nova. Ainda no colegial, dá muito valor ao dinheiro e coisas do gênero. Uma personagem pouco explorada na série, mas muito fofinha, principalmente no episódio 21 quando ela encontra o seu ursinho de infância.










Falando sobre os vilões


Maria(Vyram)/ Rie(Sky Force) : Ela é a namorada de Ryu que foi sequestrada pelos Vyram, tornando-se a Maria. Tem uma roupinha feia pra caramba, mas ela é como se fosse a Kaori dos Vyram, disputada por Radiguet e Grey, além do Ryu. Os planos dela para derrotar os Jetman até que são inteligentes, na verdade, comecei a me interessar mais pela série quando ela criou o Camera Jigen (um monstro) que tinha uns poderes legais... Enfim, ela vive descendo o cacete nos Jetman com uma espécie de bastão/chicote que ela tem. Preciso comentar o fato que ela é uma excelente atriz, quando ela passa da tranformação Maria/Rie, não parece a mesma pessoa.




Tran/ Tranza: Bem, esse pirralho é o responsável pelos monstros mais idiotas e ridículos que aparecem na série. Consegui desenvolver um ódio profundo por ele em poucos episódios. Aquele poder dele de se teletransportar chega a ser ridículo, ninguém nunca consegue encostar nele, !@#!#$!#$!#%$#!$!#!#@#$@#$!#%$%$¨$... Quando ele torna-se  o Tranza, a coisa muda de figura e a partir daí, ele começa a merecer nosso respeito. Infelizmente isso só acontece na metade da série, até lá então temos que aguentar sua estúpida criatividade infantil  com aqueles monstros ridículos!



Radiguet: Já foi humano um dia... UM DIA! Aquele coração tem a maior quantidade de ódio por centímetro cúbico pela humanidade. Confesso que em um ou dois episódios torci para ele, em um deles inclusive, achei que ele tivesse se convertido, deixado de ser um demônio e voltado a ser um humano com um bom coração, mas eu estava redondamente enganada e o que ele fez no fim do episódio 18... Ele é forte, mas não o meu preferido.





Grey: Esse sim é um vilão de responsa! Ouve música clássica, fumando seu charuto e bebendo seu uísque. O que eu acho interessante na construção dele é que apesar de ser um robô, no local onde deveria ficar o coração de uma pessoa normal ele tem uns negócios vermelhos que ficam girando e simulando um coração, e o engraçado é que essa é a região mais sensível dele. Apaixonado pela Maria, faz de tudo para que ela não se machuque. ele não tem uma participação muito forte enviando Jigens para Terra, mas dá a entender durante toda série que ele é muito forte e segue a risca seu código de conduta como guerreiro. Só fiquei decepcionada com ele no episódio 42 (que por sinal é bastante triste, o robozinho não tem culpa de nada...tive vontade de chorar valendo!), esperava uma outra atitude dele.









Pagando pela minha língua

Bem, acho que deixei bem claro por aqui que ODEIO LUTA DE ROBÔS, mas abro uma exceção para o Tetra Boy. Fiquei apaixonada por esse robô independente e que faz um barulho muito fofinho quando corre, se alguém encontrar um Tetra Boy de brinquedo algum dia, não se acanhe, pode me presentear! Ficarei feliz assim ó! \o/



Além do Tetra Boy, os Jetman possuem o Jet Icarus, o Jet Garuda, e da fusão desses últimos dois temos o Great Icarus.



Minha opinião sobre a série

Jetman é uma série que possui uma temática mais adulta que o normal pelo fato de ter um envolvimento romântico muito grande entre alguns personagens. Julgo até que alguns episódios são pesados demais para uma criança, mas esse povo do Japão é todo diferente mesmo! Gosto dos robôs, da lutas, das histórias, dos vilões... uma série completa e eu recomendo que vocês assistam! 


Vídeo de Abertura



PS1: Esse é meu segundo post sobre sentai, mas não falarei só sobre isso por aqui. É que aconteceu uma coincidência, no  dia que comecei a postar por aqui, foi quando terminei de assistir Jetman e quis aproveitar que tudo ainda estava fresquinho na minha memória (tenho sérios problemas para lembrar de coisas que assisti ou li depois de pouco tempo, não é brincadeira!)

PS2: "Bajingo" é a maneira com que a personagem Elliot da sitcom  americana Scrubs refere-se ao seu órgão sexual.

Nenhum comentário: